Equipes de Saúde de Centralina recebem orientação sobre o PMAQ

Nesta Segunda-Feira (13), todas as equipes da Atenção Básica de Centralina, incluindo os Técnicos de Enfermagem, Enfermeiras, Médicos e Agentes de Saúde estiveram reunidos com a equipe técnica da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, a qual veio apresentar o monitoramento e a utilização dos dados do Pmaq como estratégia para a qualificação da atenção básica do município.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.

Segundo a Sra. Lidia Tomaz Costa, referência técnica do Núcleo de Atenção Primária das Unidades Regionais de Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde, o município de Centralina foi um dos melhores da região a atender todas as recomendações do PMAQ, porém o bom trabalho deve continuar nos próximos ciclos para que o município atenda às novas exigências e continue contribuindo para a melhoria de qualidade do atendimento ao cidadão.

Os comentários estão desativados.