Prefeitura de Centralina realizará a II Gincana contra a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as escolas municipais e com o apoio imprescindível da Prefeitura Municipal de Centralina e todos os departamentos, estará realizando no período de férias a II Gincana contra a Dengue no município.

OBJETIVO

A Gincana contra a dengue é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Centralina, com o apoio da Prefeitura Municipal de Centralina e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, incluindo todas as escolas do município.

O objetivo principal do projeto é a conscientização dos alunos do ensino fundamental daquelas escolas sobre a eliminação dos focos que podem ser criadouros do Aedes Aegypti, que causa a dengue, a Chikungunya e a Zika.

COMO FUNCIONA?

A gincana consiste em apenas um critério: manter a sua casa limpa e sem local que possa armazenar água parada e, consequentemente, ser um criadouro dos mosquitos.

Durante as férias escolares do meio do ano: 17/07/2019 a 22/08/2019 os alunos ficarão incumbidos de cuidarem de seus quintais e de toda sua residência, retirando objetos que possam acumular água parada e serem criadouros do mosquito.

Logo após a volta às aulas (pré-definido para dia 23/08/2019), será realizado um evento em praça pública, onde as equipes da Prefeitura estarão se reunindo e convidando todos os alunos das escolas participantes da gincana e toda comunidade.

Na oportunidade serão abertas as urnas onde foram colocadas as fichas de inscrição de cada aluno participante. Aquele(a) que for sorteado será convidado a levar uma equipe de Agentes de Endemias até sua residência. Se for constatado que o local está limpo e longe de se transformar num possível criadouro, o(a) aluno(a) será premiado.

PREMIAÇÃO

Serão oferecidos 5 (cinco) bicicletas, além de outros prêmios que serão sorteados entre todos os participantes inscritos.

P.S.: Caso a residência do aluno não esteja apta (livre dos focos), o mesmo não receberá o prêmio, passando a vez para outro inscrito.

DIVULGAÇÃO

As Equipes da Vigilância em Saúde, Promoção em Saúde e Atenção Primária visitarão as escolas do município no período de 8 a 12 de Junho/2019, reunindo-se com os alunos e professores e explicado sobre a Gincana. Será distribuída uma ficha de inscrição para cada aluno participante.

II GINCANA MUNICIPAL CONTRA A DENGUEFICHA DE INSCRIÇÃONome: ________________________________________________________________

Endereço: _____________________________________________________________

Escola: _____________________________________ Série: _____________________

Idade: __________________________ Telefone: _____________________________

No dia 23 de Agosto/2019 será montado na Praça Nicolau Antônio um Stand onde os Agentes de Saúde receberão as inscrições, colocando-as em três urnas e também receberão novas inscrições daqueles alunos ausentes nas escolas.

RESULTADOS ESPERADOS

A conscientização da comunidade na participação ativa contra a Dengue é uma constante que a Secretaria Municipal de Saúde de Centralina vem realizado diariamente, com as visitas dos Agentes de Endemias nas residências, o que cada vez mais vem surtindo efeitos positivos. Com a Gincana contra a Dengue, a ação que envolve os alunos do Ensino Fundamental pretende conscientizá-los ainda na infância e na juventude de que a sua participação é fundamental para o sucesso das ações de eliminação do mal que é a Dengue.

Conhecendo a realidade e como pode-se evitar esses alunos poderão crescer conscientes e passar isso para o seu lar, onde pais e irmãos mais velhos às vezes não se preocupam com esses fatos.

O intuito da Secretaria de Saúde é transformar a sociedade num parceiro forte no combate a Dengue, Chikungunya e Zika, pois somente dessa forma, com a participação de todos é que iremos ter o sucesso na prevenção das temíveis doenças.