Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizam 1ª Conferência da Saúde da Mulher

Na Quinta-Feira (01/06) a Prefeitura Municipal de Centralina, por sua Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou a I Conferência Municipal de Saúde da Mulher, que teve como Tema Central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Na conferência tivemos as palestras da Dra. Aline Borges,  médica da Saúde da Família da UBS 3 de Centralina e, ainda, a Sra. Célia Jacob, no Núcleo Regional da Gerência Regional de Saúde da Mulher, que propuseram temas específicos para a saúde da mulher.

O eixo principal de discussão da Conferência foi a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”. Mais 4 eixos também foram amplamente discutidos nos grupos formados, a saber: I – o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II – o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e, IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Na Plenária Final foram aprovadas as proposições dos participantes e, ainda, foram conhecidos os Delegados que deverão representar o município em Belo Horizonte quando da realização da Conferência Estadual de Saúde. Foram eles: Marcilene de Oliveira Costa Diniz, Geziléia Carreiro Carletto, Raíslla Ferreira Araújo e José Valter, ambos escolhidos pela plenária dos conselheiros tutelares.

Muito produtiva, a conferência contou com a participação de 101 pessoas da sociedade civil, além de 23 membros do Conselho Municipal de Saúde.

VER TODAS AS FOTOS